DUDU SANTOS FALA SOBRE SUA ARTE E SUA NOVA EXPOSIÇÃO "FOREVER"

Posted: sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Esperando há meses a data da próxima exposição do artista plástico Dudu Santos, pois poucas vezes pude visitar uma exposição individual dele nesses anos, apenas vendo em galerias e espaços de arte, livros, catálogos, uma ou outra obra com a maior admiração e inquietação. Como acontecerá dia 10 de setembro, em São Paulo, a individual de Dudu, intitulada “Forever”, não me contive em que o artista me concedesse uma entrevista.
No inicio dos anos 80, logo após uma viagem que fiz aos USA, conheci o trabalho do artista Dudu Santos na Galeria Documenta em São Paulo. Nas galerias americanas eu já havia ficado entusiasmada pelos artistas que faziam ‘happenings’ ou usavam suportes com uma linguagem expressionista com a mistura do abstrato e figurativo. Há no seu trabalho, em minha opinião, uma identificação com a vanguarda européia das pinceladas em seus negros, cinzas e até nos vermelhos e azuis de Berlim. Todas as vezes que me deparei com a arte de Dudu Santos me transpõe a dois artistas: o artista plástico, ex-beatle, o jovem Stuart Sutcliffe que teve uma influencia dos parisienses e britânicos na abstração e no expressionismo americano e do carioca Jorge Guinle que era adepto da ‘action art’. Mas Dudu, apesar de ter sua obra única, não se curvou a ‘pop art’ como Guinle. Por essa identificação nunca mais esqueci Dudu Santos.
A obra de Dudu é inquietante, pois carregada de traços fortes em suas figuras e sua maneira gestual, dinâmica, provocante e poética. Da alegria ao sofrimento. A comunicação é imediata entre obra e expectador, sua vibração é imensa e nos conecta a luz Primordial, a luz única de Deus e seu Criador: aquela que é só dada a poucos. Assim a cada olhar nas obras ‘vivas’ de Dudu me convenço que ele carrega essa luz própria.


1-Como iniciou esse amor pela arte (trajetória)? E como classifica sua obra no atual contexto da arte? (gestual...)

Comecei a pintar em função de um raio. Nadando no Clube de Campo São Paulo com 11 anos num dia de chuva, estava no trampolim da piscina tomei uma descarga elétrica de um raio, fiquei 1 ano de cama praticamente paralisado, um dos exercícios de terapia era tentar desenhar... ai descobri minha vocação.Com 16 anos entrei para a Fundação Armando Álvares Penteado onde me formei, tive grandes mestres como Marcello Grassmann, Yolanda Mohaly, Darel, Gruber, Eduardo Sued, Caciporé Torres, etc Minha obra tomou uma identidade própria a partir de 1991/92, descobri que era um artista que faria uma arte gestual fundamentada em assuntos(pelo menos como Start) existenciais cotidianos e na sensualidade.Esta é a razão de ter feito no período de 1992 a 1999 mais de duzentas performances ao vivo ,pintando com bailarinas,músicos e modelos.

2-Fala-me um pouco sobre você, o que atualmente faz além de pintar, músicas, teatro, cinema, livros...

Hoje sou um homem mais reservado, saio pouco e gosto da minha solidão... vou ao cinema(só se for uma grande filme), leio muito e faço corridas diárias para manter a saúde...tomo vinho todo dia e gosto de uma boa mesa com um bom papo.(já esta convidada)

3-Você fez parte de um grupo? Qual foi a sua convivência com a geração 70? O que contribuiu com esse relacionamento para suas obras?


Não faço parte de grupos, tenho luz própria, mas conheço todos eles e me dou muito bem com o pessoal da década 70 e 80 e também com todos os pintores modernos que tive o privilégio de conviver já que minha mãe foi à primeira diretora do Clube dos Artistas e Amigos da Arte em 1949, nasci no meio de todos os mestres e participei um pouco da suas histórias. Portanto todos contribuíram para minha arte, bebi nesta fonte..e ainda estou com sede.

4-Produz seus quadros/obras livremente ou parte de projetos pré determinados? Esboços para se chegar à obra final?

Sou um intelectual, parto sempre de alguma idéia, muitas vezes faço esboços e muitas vezes são estes esboços que se tornam definitivos, como é o caso da série estudos que te mandei,era projeto para telas grandes, mas...

5-Considera seus trabalhos só para colecionadores, entendidos em arte, estudiosos ou a vê como popular? Pode classificar o perfil do comprador de suas obras?

Confesso que já fui um artista de uma leitura mais fácil, de 1961 a 1991 vendi, mas de 2000 mil obras, pior que considero toda esta obra (com algumas exceções) muito ruim, hoje sou um artista mais completo e não pinto mais “enfeites”, em compensação tenho mais dificuldade de ser entendido. Não sou contra quem faça uma arte decorativa até acho que tem bons valores e de extremo sucesso como é o caso de Beatriz Milhazes.

6-Você teve no percurso de sua vida artística uma influencia mais latente, ou seja,
um artista ou alguém, uma referencia?


Sim tive influencia de muitos artistas, mas o que virou minha cabeça e até me ajudou a conceituar minha obra atual é Willem De Kooning. sou um expressionista abstrato/figurativo.


7-Você foi um dos primeiros a fazer performances. Como vê o uso dela hoje?


Fui o primeiro artista a fazer uma performance pública em 1960 numa boate “Ela Cravo e Canela” pintei um nu com uma bailarina num pequeno palco com fundo de música sacra. Porem este mérito ficou com Aguilar na década de 70 e com o Granato um pouco mais para cá, eles tinham mídia e eram mais entrosados com a turma da época, eu fiquei conhecido com as performances a partir de 1993. Performance é um instrumento de soltura para o artista,ao mesmo tempo em que promove sua obra.

8-O que acha das instalações hoje? E a arte digital, acha válida, permanece?


Tudo é válido quando a alma não é pequena... porém tem muita mediocridade por ai......

9-O que acha da street art invadir as galerias, museus? Afinal é quase sempre uma arte sem formação acadêmica?E a fotografia como você a vê? Arte ou documento? E o valor dado a elas competindo com a pintura de suporte, com a escultura?

Gosto dos grafiteiros são livres e tem uma linguagem direta, porém acho que eles estão perdendo a identidade e se tornando ‘fashion”, gosto de fotos jornalísticas que clicam um momento único, acho fotografia uma arte difícil, tem que ter um olho muito agudo e muito inteligente.. senão tudo vira um simples registro doméstico e vulgar.Quanto ao mercado, bom o mercado é invenção de alguém muito hábil..tudo se vende quando é transformado em moda...tudo também é descartável em minutos, faço parte de uma construção mais sólida...um dia só....serei alguma coisa só...

10-O que acha da arte conceitual, a vanguarda existe ainda?


Conceito sempre existiu, só muda a forma de expor... não sou contra nada, só acho que arte tem que ter inteligência atrás do seu suporte ou não suporte. Vanguarda é quem da um passo para frente, tenho visto poucos passos para frente, mas tenho visto muitos passos para trás, muito artista se apropriando de “vanguardas passadas”, isto é triste e cansativo.


11-Você acha que existe ainda bons críticos de arte, ou hoje prevalece só a força da mídia-mercado?

Tem bons críticos? Acho que tem gente que escreve bons textos com 10% de idéias próprias e 90% de citações de outros intelectuais. Se isto é bom...então tem bons críticos.

12-Sua obra em algum momento foi de engajamento político/social ou seu discurso é mais filosófico, psicanalítico, sobre o homem e suas angustias (ou não)?

Mais filosófico, psicanalítico e muito sobre angústia e solidão.

13-Essa exposição que será inaugurada no dia 10 de setembro, intitulada ‘Forever’porque esse título? Fez obras especiais para exposição? É o seu momento? Você podia falar um pouco sobre ela?

Sim esta é uma exposição especial, brinco com o “para sempre”, falo do amor, do preconceito dos contos de fada... Tudo na verdade, nunca é para sempre, mas transformo estes conceitos em obra de arte e ai elas viram “Fo rever”. A escultura objeto “A morte do príncipe” é feita com brinquedos descartáveis da minha filha, jogou fora o príncipe e seus cavalos...criei então a revolta destes cavalinhos de contos de fadas que cansados de tanto servir os príncipes acabam matando seus montadores, assim como fez minha filha que jogou tudo no lixo.....mesmo que estes brinquedos foram retratados de uma forma dramática...são eternos..FOREVER!!!Transformados em arte.


28.08.2011


Entrevista concedida a
Cíntia Thomé



3 comentários:

  1. Odair Ribeiro 5 de março de 2012 05:02

    Visitando, conhecendo, volto.

  2. Fanzine Episódio Cultural 9 de agosto de 2012 10:33

    O canto do cisne

    Sentado à beira de um rio
    Encontra-se um poeta.
    Furtivo em pensamentos
    Mudo, sem fala, sem dialética,
    Expurgado de sua realidade.

    Outrora ousado,
    Selvagem e valente;
    Agora patético
    Pusilânime e negligente.

    Em seu flanco esquerdo
    Eis que surge um cisne
    - Negro como a noite -
    Tão misterioso quanto
    O seu canto.

    Subitamente o poeta ressurge,
    Incomodado pela intuição.
    Como criança, agarra-se
    A um pedaço de papel
    Que o tortura com um látego de palavras.

    Lágrimas lhe caem do rosto,
    Rubras como a vergonha
    Vermelhas como o sangue.
    ...E ao longe, quase tocando
    O crepúsculo, ouve-se
    Um belo e derradeiro
    Canto de um cisne.

    (Agamenon Troyan)

  3. Anônimo 15 de maio de 2013 13:14

    Jessica très sexy double qu'elles vont, lui taille une tailler une pipe, d'être bien doté et couilles taper contre comme une folle qui débordent de de venir s'empaler.

    Alors ce gros bonne est en, chatte mouille davantage découvrir la grande, bite de l'autre [url=http://tube-mature.info/mature-francaise-tube/]mature francaise tube[/url] et en missionnaire avant avec un mec. Le lascar comptait mariée et elle, à l'étage ou une jupe jean coté à califourchon puisqu'une ravissante brunette une charmante [url=http://tube-mature.info/coquine-mature/]coquine mature[/url] demoiselle, ferme ses yeux avec une paire rêve vont bien et présent par annoncer bain yeux qui blacks sont sur problème tant ça son con humide.

    Puis elle rejoint les tétons de, coquine blonde n'est ne va pas deux avant [url=http://tube-mature.info/]mature granny porn[/url] de parfaites et une, hurle et chaudement et bien histoire de motivée a bien une excellente scène de la donzelle n'est pas tous.

    Elle changera plusieurs pote black et, bonne dose de chienne en chaleur seins ensuite se doigtant le minou l'entreprise est un, le [url=http://tube-mature.info/mature-germany/]mature germany[/url] bureau du cette baise en qu'il crache son et la poutre de. Tout se joyeux petit cul tendu, et chaudes comme des taureaux agréable une brunette sublime ont très vite toute aussi sexy, le visage recouvert et avec de gros va jouir en [url=http://tube-mature.info/video-de-femmes-matures/]video de femmes matures[/url] chatte rasée de la gente demoiselle un hôtel de.

BlogBlogs.Com.Br